Actual
Cretinismo reaccionário
Actual
Almofadinhas
Actual
10 de Dezembro de 1976
A talhe de foice
Uma realidade
PCP
Aspectos da luta de classes
No quadro da sanha anticomunista que por estes dias fez sair das moitas onde estavam acocorados muitos «democratas» encartados, houve os que, assumindo o seu papel de sempre de defesa dos interesses de classe que representam, fizeram agora às claras o que andam a fazer há décadas num estilo mais polido de meias palavras e subentendidos.
Crónica Internacional
A vigésima eleição
Avança a luta pelos salários
Na Administração Pública, no sector eléctrico e na banca, as estruturas sindicais apresentaram propostas de actualização salarial que concretizam e dão força às posições definidas pela CGTP-IN para 2016. A luta dos trabalhadores será determinante para alcançar os objectivos.
Direitos constitucionais
O candidato comunista à Presidência da República participou, no dia 3, em duas iniciativas em Almada: um almoço com dirigentes e activistas associativos e uma sessão sobre cultura.
Pelos serviços públicos <br/>e a produção nacional
No dia 4, o candidato às eleições presidenciais visitou instituições nos concelhos de Montemor-o-Velho, Coimbra e Cantanhede, antes de participar num jantar com apoiantes em Mangualde.
Afirmar as potencialidades <br/>do Interior
A candidatura de Edgar Silva dedicou a tarde de segunda-feira, 7, a diversas iniciativas no distrito de Évora. No sábado, o candidato participou em encontros na Guarda e na Covilhã.
Candidatura com 15 mil proponentes
Mandatários na Guarda<br>e em Leiria
Nós apoiamos
PCP não abdica do seu projecto<br>e identidade
Jerónimo de Sousa esteve no fim-de-semana em Évora, Rio Maior e Azambuja a participar em iniciativas do Partido que tiveram como lema «Luta e Confiança por um Portugal com futuro».
Luta e confiança
Jerónimo de Sousa participou anteontem num almoço com militantes e simpatizantes do Partido em Campo Maior onde reafirmou que o PCP nunca deixará de ser o que é.
A exaltante vida<br>de Gabriel Pedro
Realizou-se no dia 5, no Salão Nobre da Junta de Freguesia do Samouco, em Alcochete, a sessão de apresentação do livro «Acontecimentos Vividos», da autoria de Gabriel Pedro e com organização de Jaime Serra.
Travar a exploração<br>no Porto de Lisboa
Não às portagens
Faleceu Vítor Castro
A «onda» desfeita
A suspensão das greves parciais no Metropolitano de Lisboa, decidida pelos trabalhadores maquinistas em plenário esta segunda-feira, veio demonstrar que «há uma opção ao conflito», comentou a Fectrans/CGTP-IN.
Prioridades da Fenprof
Fórum Ferroviário
Concentração de solidariedade
Tempos de grande exigência<br>e de confiança
Uma semana depois de tomar posse, o Governo do PS liderado por António Costa assumiu, faz hoje oito dias, a plenitude de funções, após ver o seu Programa apreciado pela Assembleia da República, de acordo com a Constituição.
Devolver rendimentos, efectivar direitos
PSD e CDS não quiseram em bom rigor discutir o Programa do Governo. A esse debate – aquele que verdadeiramente interessa aos portugueses – procuraram esgueirar-se, fixando-se na questão de «legitimidade» do Governo PS.
«É possível construir um Portugal<br>mais justo e solidário»
Respostas a problemas e anseios
Os «buracos» dos bancos
Tributação justa
Defender os serviços públicos
Valorizar a I&D
A maior minoria do mundo
De acordo com a ONU, dez por cento da população mundial vive com uma deficiência. Em Portugal estima-se que exista um milhão de pessoas nessa situação.
Repor direitos
O novo Governo e a maioria que o suporta na Assembleia da República devem corrigir a situação da Casa do Douro, repondo a sua legitimidade democrática, defende a AVIDOURO.
Movimento <br>quer comboios de volta
Reforçar <br>os meios hospitalares
Salvaguardar os interesses dos consumidores
«As 12 Conferências <br>da Reforma Agrária»
Colóquio no Seixal
Cultura
Lutar pelos direitos sociais
Dezenas de milhares de trabalhadores manifestaram-se em dezenas de cidades da Grécia, durante a jornada de greve geral de dia 3, contra as políticas de austeridade.
Agressão imperialista
Os parlamentos da Alemanha e do Reino Unido aprovaram na semana passada acções militares em território Sírio, a pretexto da ameaça terrorista.
FN canaliza descontentamento
Dinamarca distancia-se
O euro: passado, presente<br>e futuro
A luta continua
O Grande Pólo Patriótico (GPP) perdeu as legislativas venezuelanas realizadas domingo, 6. O PCP «apela à solidariedade com os povos e as forças progressistas e revolucionárias venezuelanas e de toda a América Latina».
EUA financiam <br>colonização da Palestina
A ocupação definitiva de territórios palestinianos por parte de comunidades judaicas está a ser suportada por fundos norte-americanos livres de impostos e dedutíveis, revela o diário israelita Haaretz.
Alerta anti-golpe no Brasil
Associação estratégica <br>entre a África e a China
Recta final até ao Cabo
A cerca de seis meses do final da Campanha Nacional de Fundos lançada pelo PCP para a aquisição da Quinta do Cabo, o balanço é já de um extraordinário êxito político do grande colectivo que é o PCP. Importa, porém, concretizar os objectivos financeiros definidos e redefinidos, a par da preparação da 40.ª Festa do Avante!, que se realizará em Setembro de 2016 integrando o novo terreno, necessariamente com algumas novidades.
Recuperar o controlo público<br>para garantir o desenvolvimento<br>e a independência
A alienação pelos governos dos sectores estratégicos integra-se na ofensiva mais geral do capital transnacional contra a soberania dos estados, visando a apropriação dos seus recursos, a exploração e o empobrecimento dos povos. Travar e inverter este processo é pois uma condição indispensável para garantir o progresso económico e social, como assinalou Vasco Cardoso, membro da Comissão Política do PCP, no encerramento do debate «Sectores estratégicos, mercado comum e soberania nacional – um olhar desde o sector dos transportes».